quarta-feira, 24 de junho de 2015

DICAS DE LIVROS INFANTIS

Eu sou formada em Letras e completamente apaixonada por literatura e tudo começou quando eu era criança e aprendi a ler e viajar nas histórias. Lembro que comecei como todo mundo com aqueles livrinhos que contam os clássicos, mas me apaixonei mesmo pela magia de ler quando ganhei o livro "O Manual do Peninha", ele conta as peripécias de Peninha, o primo do tio Patinhas e do Donald, enquanto ele entrevista as mais diversas personalidades como: ETs, personagens históricos, celebridades etc. É uma bela fonte de aprendizado! Só que pode fazer as crianças quererem ser jornalistas. Ele é uma boa transição entre os gibis e os livros, ele tem duas edições e a primeira é de 1970.
Eu optei por escrever este post porque sou uma orgulhosa madrinha de dois meninos muito espertos e quero que eles também gostem de ler e sempre busco incentivá-los, então fiz uma seleção de alguns livros bem legais para presentear os pequenos. Então vamos a pequena lista que montei:
Um Lobo Instruído de Pascal Biet, Martins Editora: Divertidíssimo, tem tudo a ver com a fase que as crianças de 7 anos estão vivendo: de alfabetização e introdução ao mundo dos livros. Ao contar a história de um lobo que vai para a escola aprender a ler, o autor aborda a importância da leitura. É um estímulo ao hábito de ler.
A Roupa Nova do Rei de Pedro Bandeira, Editora Moderna: Baseada no tradicional conto de Andersen, esta é uma narrativa engraçada sobre um rei vaidoso que contrata um costureiro vigarista porque quer ser o mais bonito e bem vestido da região. É importante que as crianças leiam livros que trabalhem valores, mas é preciso lembrar que os adultos não podem fazer juízo. As crianças devem perceber sozinhas a mensagem. Esse é muito bom porque tem várias adaptações para o cinema e podemos depois que eles lerem vermos juntos os filmes e comentar as diferenças.
Pedro e O Lobo de Sergei Prokofiev, editora Martins Fontes: Um clássico, cuja leitura é muito importante para enriquecer a bagagem cultural das crianças. Nessa idade, elas gostam de histórias que tenham ação, heróis e bem e mal bem definidos. E Pedro e o Lobo é muito completo nesse sentido, pois faz as crianças entrarem na história e torcerem pelo personagem.
O Gato de Botas de Charles Perrault, recontado por Tatiana Belinky, editora Martins: Esse é um livro de fantasia que tem uma dinâmica incrível, além de ser excelente para ampliar o repertório cultural das crianças.
Urashima Taro - A História de Um Pescador de Lúcia Hiratsuka, editora Global: Este conto popular do Japão traz elementos que as crianças dessa faixa etária apreciam muito, como a fantasia e o desconhecido. É um livro de aventura, mas não como a de Robinson Crusoé, que parece distante da realidade das crianças. Nessa idade, elas gostam de aventuras possíveis, que poderiam acontecer com elas, pois costumam se colocar no lugar das personagens.
Fantasma Só Faz Buuu! de Flávia Muniz, editora Moderna: Este livro pertence à Coleção Girassol e as ilustrações são de Carlos Edgard Herrero. A sinopse do livro é muito atraente para as crianças dessa idade, que adoram aventuras: "Quem tem medo de fantasma? Você teria coragem de passar uma noite inteira num trem fantasma? Teria? E se o trem começasse a correr sozinho entre monstros, vampiros e múmias, o que você faria? Pois foi isso o que aconteceu com um turminha valente que resolveu provar a própria coragem. Divirta-se e... apavore-se!"
Como Viver Para Sempre de Colin Thompson, editora Brinque Book: A história deste livro se passa em uma misteriosa biblioteca e desperta nas crianças uma curiosidade tão intensa que elas querem chegar logo ao final. Por ser mais denso e apresentar um vocabulário mais difícil, deve ser lido na escola com acompanhamento do professor.
O Segredo da Plataforma13 de Eva Ibbotson, editora Rocco: Todo livro que usa os recursos da magia, do encantamento e do suspense desperta no leitor a vontade de decifrar a trama e o envolve por inteiro. O Segredo da Plataforma 13 é um ótimo exemplo. Como a trama é complicada, com idas e voltas no tempo, é interessante que ele seja lido com o professor, que pode ajudar na interpretação.
O menino maluquinho (Ziraldo) = Esse clássico brasileiro é muito bom, fez parte da minha infância e de muita gente. Recomendo! Ele conta as travessuras de um menino sapeca e esperto, que usa uma panela na cabeça. É muito engraçado e tem ótimas ilustrações.
Calvin e Haroldo (Bill Watterson) = Calvin é um menino de seis anos, muito hiperativo, e Haroldo é o seu tigre de pelúcia, que ganha vida quando não tem ninguém por perto. Além do humor, tem uma reflexão muito profunda sobre várias questões, e oferece ótimas lições.
O grande rabanete (tatiana Belinky) Nesta historinha, recomendada para crianças das séries iniciais da escola, uma tarefa aparentemente simples – arrancar um rabanete – acaba se mostrando muito mais difícil do que parece, e vários animais da fazenda são chamados para ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário