quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Resenha: Coração de Tinta - Cornélia Funke

SINOPSE: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

RESENHA: Eu confesso que com este livro fiz o caminho inverso que costumo fazer, vi o filme antes de ler o livro. E já adianto para vocês que como sempre o livro tem muito mais detalhes, e que o filme seria mais como uma adaptação livre que uma adaptação fiel, muitas coisas que estão no livro nem sequer são tocadas no filme, e até aí já estamos acostumados, mas agora vem a surpresa: existem várias partes no filme que não estão no livro. Não vou estragar a surpresa para vocês e contar, mas peço que se optarem por ler este livro não vão buscando semelhanças entre as histórias, vão com o coração aberto e a mente limpa.
Depois de destacar estes pormenores vamos a resenha, o livro é um prato cheio de citações para aqueles que amam ler, as citações que abrem cada capítulo tem sempre a ver com o que será tratado nele e dão um charme mais que especial, a escrita de Cornelia Funke é excepcional e você se sente no mundo de tinta, é como um portal para um mundo mágico. Os personagens são cativantes e cheios de imperfeições, coisa que eu aprecio muito, estou farta de personagens inalcançáveis! Adoro o fato de Mo ser um restaurador de livros e criar sua filha sozinho, me identifico com Meggie e a tia louca dela que são aficionadas por livros e têm coleções desses, e os tornam seus melhores amigos, eu me sinto assim sempre quando penso nos meus livros, sou como Meggie também em não viajar sem um livro na mala.
Para aqueles que gostam de aventuras tem muitas acontecendo no enredo, os vilões são muito maus, mas não são invencíveis o que os torna reais e nos fazem sentir mais medo, afinal qualquer um poderia existir em qualquer esquina. Além disso temos mais dois livros depois desse, mas são assunto para as próximas resenhas.
Bom, caso não tenha ficado claro, eu recomendo muito este livro!

;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário